Bebe hidratacao
Hidratação e higiene do Bebé
A pele do Bebé:
A pele do bebé recém-nascido é muito frágil no momento do parto e vai amadurecendo com o tempo até aos 8-9 anos.
As suas características especiais são as seguintes:
- A camada superficial é muito fina para construir uma barreira eficaz contra os agentes externos, razão pela qual é extremamente sensível e susceptível a inflamações.
- O seu pH cutâneo é neutro e vai-se tornando ácido progressivamente. Isto implica uma menor defesa perante microorganismos patogénicos.
- Os mecanismos de defesa da pele ainda são deficientes, pelo que, qualquer lesão ou irritação pode implicar um risco de infecção.
- Existe uma insuficiência na segregação sebácea e sudorípara que implica um défice de lubrificação da epiderme e na película hidrolipídica protectora da pele.
- As pregas cutâneas são profundas e numerosas, razão pela qual se requer uma higiene mais cuidada. A higiene é uma necessidade primordial da pele de um bebé.
- A fralda é um depósito para a evacuação do bebé e, como tal, origina uma oclusão cutânea prolongada que facilita o desenvolvimento de microorganismos nocivos à pele. O nível de potenciais lesões está directamente relacionado com o tipo de evacuação, com a qualidade da fralda e com o tempo de contacto das fezes e da urina com a pele.
Recomendações para o cuidado adequado da pele do bebé:
Banho
As crianças podem tomar banho diariamente, mas recomenda-se que a sua duração não exceda os 25 minutos.
A temperatura da água deve estar entre os 30 e os 32º C e a temperatura ambiente entre 24º e 26º C.
Recomeda-se o uso de um gel de banho adequado à pele dos bebés, com características que mantenham uma hidratação cutânea apropriada.
O champô deve ser hipoalergénico ou, na falta deste, usar o mesmo gel de banho que usa para o corpo.
Por uma questão prática, a lavagem da cabeça deve ser prévia à lavagem do corpo.
A secagem deve ser metódica, evitando deixar zonas húmidas no corpo e usando toalhas suaves, preferencialmente de algodão.
Higiene do cordão umbilical
O cordão umbilical pode estar presente nas primeiras 2 semanas de vida. Para a sua higiene recomenda-se, em cada mudança de fralda, o uso de gazes embebidas em álcool para evitar infecções. Este tipo de higiene deve realizar-se até às 48h posteriores à queda do cordão. Não se deve manter o cordão umbilical coberto por gaze, já que isso prolonga a humidade da zona e pode atrasar a sua queda normal.
Higiene na área da fralda
Depois do banho, devemos aplicar um creme hidratante especialmente formulado para a delicada pele do bebé. A sua pele manter-se-á suave e protegida de agentes externos, trazendo conforto e bem estar à sua pele delicada.
Este momento "especial" pode ser aproveitado para realizar uma suave massagem corporal no bebé com um efeito relaxante que o ajudará a adormecer mais facilmente e que se converterá numa forma de comunicação com ele.
A massagem pode fazer parte da rotina diária. O bebé saberá, por exemplo, que após o banho e antes de lhe vestirem a roupa, ser-lhe-á proporcionado este momento tão esperado. Ao ouvir a sua mãe esfregar as mãos com o creme, o bebé estará preparado para viver a agradável experiência da massagem. Nestes breves minutos, o bebé encontrará a paz e disfrutará de um enorme prazer. A maioria dos bebés adora o contacto físico. Não é de estranhar que as massagens tenham neles um efeito tão calmante e relaxante.