Bebe dermatite
Porque aparece a dermatite da fralda?
- Falta de higiene, mudança pouco frequente da fralda e/ou sem as medidas de higiene complementares. A mudança pouco frequente da fralda e a falta de arejamento provocam o aumento da humidade e da temperatura da pele, e a consequente maceração.
- Cuidados cosméticos inadequados ou pouco eficazes.
- Deve evitar-se os produtos que não sejam adaptados à pele do bebé, tais como os sabões e detergentes anti-sépticos, que podem agravar o problema.
- Utilização de medicamentos inadequados para a higiene do bebé, isto é, medicamentos que podem desencadear a irritação da pele, tais como anti-histamínicos, antibióticos, sulfamidas etc.
- As crianças com dermatite atópica ou seborreia têm maior tendência para sofrer de dermatite da fralda.
- Infecções secundárias causadas por fungos (Candida Albicans). A candidíase é bastante frequente e deve suspeitar-se quando a dermatite não responde aos tratamentos habituais.
- Administração de antibióticos de amplo espectro provoca um aumento dos fungos, complicando assim a dermatite.
- Alimentação com excesso de proteína em crianças mais velhas. O excesso de proteínas na alimentação aumenta a acidez das fezes, provocando irritação.
- Outras causas: doenças intestinais que provoquem diarreia, infecções urinárias, infecções respiratórias, febre etc, podem ser factores que desencadeiem ou agravem o problema.