Perguntas seca

Perguntas Frequentes

A dermatite atópica é hereditária?
Existe uma alta componente hereditária. Se um dos progenitores padecer da doença, a possibilidade de que o fillho venha a contraí-la é de 40%. Se forem os dois progenitores a padecerem da doença, a possibilidade é de 80%.

As crianças com dermatite atópica não podem tomar banho?
Sim, podem, mas com água morna, produtos adequados, hidratantes e nutritivos. O banho deve ser finalizado enxaguando bem e depois secando a pele sem esfregar.

É verdade que na Primavera há mais surtos?
Nas mudanças de estação, especialmente na Primavera e no Outono, ou quando se dão mudanças bruscas de temperatura, há mais probabilidades de surgirem surtos de D.A.

É verdade que com D.A. não se pode comer alguns alimentos?
Em aproximadamente 10% dos casos, sim. Determinados alimentos podem causar o agravamento dos sintomas produzidos pela dermatite atópica, sobretudo em crianças com asma. Estes alimentos devem eliminar-se da dieta para evitar o agravamento da doença.

Quantas vezes ao dia se pode usar creme hidratante?
As vezes que forem necessárias. É importante não sentir a pele seca em momento algum.

Qualquer creme hidratante para o corpo serve para usar depois do banho?
Nem todos servem, já que há muitos que contêm substâncias que tornam a pele dos pacientes mais sensível. Deve usar-se um creme específico para este tipo de peles.

Quem tem dermatite atópica pode frequentar a piscina?
Sim, pode, mas não deve banhar-se demoradamente e tem de passar bem o corpo por água ao sair. Em seguida, deve hidratar muito bem a pele.

Se a dermatite atópica não se manifestar até aos 4 anos, já não se manifesta?
A dermatite do lactante manifesta-se entre os 2 meses e os 2 anos, mas a dermatite infantil pode manifestar-se a partir dos 2 anos até à adolescência.

É contagiosa?
Não. A dermatite atópica não se transmite pelo contacto directo entre as pessoas que dela padecem.

Existe uma cura?
Actualmente, não existe uma cura definitiva para esta doença. No entanto, os tratamentos médicos e cosméticos podem controlar de forma bastante eficaz os sintomas mais incómodos, tais como a comichão e a vermelhidão da pele.

No futuro, o meu filho terá asma?
Tem mais probabilidades do que uma criança sem dermatite atópica. Não obstante, um controlo correcto das manifestações cutâneas ajuda a prevenir o desenvolvimento futuro da bronquite asmática.

Com que idade desaparecerá a dermatite atópica ao meu filho?
Não se consegue prever uma idade concreta para o desaparecimento dos sintomas, contudo, é sabido que a maioria das crianças com dermatite atópica curam-se antes de chegar à adolescência.

A dermatite atópica é uma alergia?
Não se trata concretamente de uma alergia. É antes uma patologia muito mais complexa, que dá lugar não só a fenómenos alérgicos perante diferentes agentes (ácaros, bactérias, pólens), mas também à existência de uma pele debilitada, muito mais susceptível a substâncias irritantes (não alergénicas).