Derma atopica

Pele Seca e Dermatite Atópica

A dermatite atópica é hereditária?
A dermatite atópica pode estar determinada geneticamente. De facto, quando ambos os progenitores apresentam a mesma doença atópica (dermatite, asma, rinite), o risco de que os seus filhos possa contrair a mesma atopia é bastante elevado.

As crianças com dermatite atópica não podem tomar banho?
Os pacientes com dermatite atópica podem tomar banho com água morna (menos de 37ºC), mas usando sempre produtos de higiene apropriados ao seu tipo de pele, com um efeito calmante, hidratante e nutritivo. A duração do banho não deve exceder os 5 a 10 minutos (no máximo, 20 minutos). O banho deve ser finalizado enxaguando rigorosamente a pele.

Pode usar-se loções ou cremes hidratantes quando se está a fazer tratamento com tacrolímus?
Sim, pode, mas não nas duas horas que antecedem a sua aplicação nem nas duas horas que a sucedem.

Pode aplicar-se loções ou cremes hidratantes quando se está a fazer tratamento com pimecrolímus?
Sim. Aplica-se primeiro o pimecrolímus. Imediatamente a seguir, pode aplicar-se o creme ou loção hidratante.

É verdade que na Primavera há mais surtos?
Nas mudanças de estação (especialmente, na Primavera e no Outono) e quando ocorrem alterações bruscas de temperatura, há uma maior propensão para os surtos de dermatite.

É verdade que quem sofre de dermatite atópica não pode comer certos alimentos?
Em princípio, se nenhum alimento concreto demonstrou provocar um surto de dermatite ou agravar as lesões existentes, não há motivo para restringir a dieta de nenhum paciente.No entanto, relaciona-se o aumento de prurido e o aparecimento dos surtos de dermatite com alguns alimentos que contêm aditivos, corantes e conservantes ou picante, bem como com o leite, ovos, frutos secos, chocolate, certos peixes ou mariscos, certos produtos engarrafados ou enlatados e algumas frutas, tais como a banana ou os morangos. Se relacionar o consumo de determinados alimentos com um aumento de comichão, com o agravamento das lesões ou com surtos de dermatite, deve evitá-los.

O meu filho tem dermatite atópica e disseram-me que não tem cura. Irá ele sofrer de dermatite para toda a vida?
Em geral, o prognóstico da dermatite atópica é positivo. Vai desaparecendo lentamente e, na maioria das crianças, os sintomas param nos primeiros anos da adolescência. No entanto, não se pode prever com certeza, já que cada paciente evolui de uma forma diferente. Ainda assim, a percentagem de pacientes que manifestam sintomas da doença ou que desenvolvem surtos depois dos 20 anos é muito diminuta.

Quantas vezes ao dia se pode usar creme ou loção hidratante?
As vezes que forem necessárias para manter a pele confortável. É importante que a pele nunca "se sinta seca".