Derma acneicas

Peles Oleosas e Acneicas

A acne é hereditária?
Existem factores genéticos que podem favorecer uma maior susceptibilidade de certas pessoas à acne, mas não é determinante. Se houver predisposição para tal, hábitos de higiene correctos desde a infância podem ajudar a preveni-lo.

Os enchidos, o chocolate e o álcool provocam acne?
A alimentação não é um factor determinante. Não se recomenda nenhuma dieta em especial, apenas que se evitem os alimentos que, individualmente, se observa que agravam o processo. É positivo comer muita fruta e vegetais, e beber sumos. Não obstante, deve comer-se chocolate, frutos secos e alimentos com alto teor de gordura com muita moderação. O chocolate, em si mesmo, não produz acne, mas o seu consumo excessivo pode agravar aquela que já existe. O consumo de álcool contribui para intoxicar o fígado, que é um dos principais órgãos de drenagem do organismo e, portanto, pode também agravar os sintomas da acne.

Quem é mais propenso à acne, os rapazes ou as raparigas?
A acne afecta tanto rapazes, como raparigas, pois ambos os sexos produzem hormonas. De acordo com certos estudos, parece que a acne pode afectar um pouco mais os rapazes do que as raparigas, mas nestas costuma ser mais crónica. Nos rapazes, mais intensa.

Ter acne significa que as hormonas não estão a funcionar bem?
Não. Embora exista uma relação com as alterações hormonais, não indica nenhuma anormalidade nem patologia hormonal.

São necessários cuidados higiénicos complementares quando se segue um tratamento?
Sim, uma vez que a higiene é imprescindível e os tratamentos complementares servem para atenuar os problemas de irritação e secura resultantes dos tratamentos agressivos.

Passa com a idade?
Normalmente, sim, mas nem sempre. É possível encontrar pessoas com 40 anos que sofrem de acne ou que, circunstancialmente, têm borbulhas acneicas. Por isso, e para que o acne não se agrave ou se torne crónico, é necessário tratar convenientemente a pele.

É contagiosa?
Não é nenhuma doença contagiosa. Embora possa ter uma componente infecciosa, trata-se de uma infecção local que não se contagia de pessoa para pessoa.

Posso usar maquilhagem?
Sim, desde que se usem cosméticos não-gordurosos. Existem cosméticos especialmente formulados para peles com acne. 
Dê preferência a esses.

Fazer a barba agrava o acne?
Não, mas ainda assim convém ser cauteloso para não irritar a pele. Se utilizar uma lâmina, deve amaciar a barba com sabão e água morna e ir lavando a lâmina para que o barbear seja mais suave.

O sol melhora ou piora a acne?
O sol pode ser um pau de dois bicos: por um lado, contribui para melhorar a pele, mas apenas se tiver uma foto-protecção adequada, não-gordurosa. De contrário, pode deixar marcas na zona das borbulhas. Por outro lado, sol em excesso pode encravar os grânulos e espinhas ainda mais na pele. A foto-protecção é especialmente necessária quando se está a fazer um tratamento com medicamentos.